Cometa C/2023 A3 está brilhando no nosso céu! Confira como e quando será possível observar esse fenômeno único
O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), também conhecido como “Cometa do Século”, tem o potencial de encantar o céu brasileiro em outubro de 2024. Duas equipes de astrônomos independentes descobriram este cometa no início de 2023 que tem uma órbita de cerca de 80 mil anos. A expectativa é que um espetáculo impressionante seja apresentado a olho nu.
O que esperar do Cometa C/2023 A3
O cometa começa a desenvolver uma cauda brilhante de poeira e gás, característica desse tipo de corpo celeste, à medida que se aproxima do Sol. Acredita-se que em outubro de 2024 ele atinja seu ponto alto e será visto em todo o Brasil. Mas ainda há dúvidas sobre o brilho exato que ele receberá. De acordo com especialistas, o brilho de um cometa pode ser imprevisível, com alguns superando as expectativas e outros ficando mais difíceis de ver.
Como observar o fenômeno
Os entusiastas da astronomia têm uma chance única de ver cometas, e o C/2023 A3 pode se tornar um dos eventos mais aguardados do ano. As condições climáticas e a poluição luminosa das cidades determinarão quando é melhor observá-lo. Para aproveitar melhor o espetáculo, procure locais longe da luz urbana e use binóculos ou telescópios.
O cometa deve ser encontrado no oeste, na mesma direção do pôr do Sol. Em setembro, o cometa será visível pouco antes do amanhecer e logo após o pôr do Sol, na direção da constelação Virgem. Contudo, em outubro, ele já vai ter uma mudança, indo para a constelação da Serpente.
Para obter mais informações sobre o fenômeno, consulte o artigo original do Canaltech.