A paiN Gaming é eliminada da fase suíça do Worlds, com um placar de 0-3, após jogo contra a Team Liquid.
Depois de uma campanha histórica, a paiN Gaming deu adeus ao Worlds 2024. A equipe brasileira consguiu se classificar para a fase principal da competição. Entretanto, não conseguiu nenhuma vitória, indo embora da competição com um sentimento que dava para conseguir algo. Lembrando que a paiN Gaming apenas enfrentou times fortes, os melhores de suas respectivas regiões – G2 Esports, T1 e Team Liquid. Para ver como foi a partida entre a paiN e a Liquid, confira uma breve análise do jogo.
paiN e Liquid – O jogo que poderia ter sido uma vitória do Brasil
A partida entre a paiN e a Liquid estava sendo aguardada, porque seria a chance de ver o Brasil em uma melhor de três mapas contra um time na fase principal do Worlds. Por estarem com um placar de duas derrotas, ambas as equipes estavam em suas partidas decisivas. Com isso, os seus jogos seriam no formato melhor de três mapas. Ou seja, poderíamos ver melhor a adaptação da paiN ao longo da série, coisa que não aconteceu nos últimos jogos, contra a G2 Esports e a T1.
Para essa série, algumas coisas estavam acertadas. A Team Liquid é conhecida pela prioridade na escolha de Ziggs, principalmente usando na rota do meio. Além disso, eles tem o costume de usar campeões mais tanks na selva, como Sejuani, Maokai e Skarner. Uma preocupação a menos era a falta de prioridade da equipe norte americana em cima do Yone. O campeão vem dominando a competição, tendo uma taxa de vitória de 84,2% (16 vitórias e apenas 3 derrotas).
Primeiro jogo e a dominação da Liquid no mapa
No primeiro jogo, começamos no lado vermelho, onde tínhamos a responsabilidade de responder as escolhas prioritárias da Team Liquid. Os picks e bans começaram bem interessantes, com a paiN tirando Ziggs, Aurora e Sejuani. A Liquid não deixou para trás, tirando Yone e Lucian, dois campeões que a equipe brasileira gosta de usar. No fim, a paiN mostrou uma Orianna e Nocturne, um combo muito forte, junto do Gnar, Ezreal e Alistar. A resposta da Liquid foi com um Jax, Vi, Ahri, Kai’Sa e Rell, que oferecia uma luta muito explosiva e um controle de terreno bem grande.
Durante a partida, a Team Liquid fez uma leitura muito certeira. Eles precisavam deixar a Kai’Sa confortável, para que ela pudesse farmar e crescer livre ao longo do jogo. Com isso, eles inverteram a posição dela, mandando para a rota do topo. Dessa forma, ela pode adquirir muita vantagem, conseguindo ser uma peça fundamental da Team Liquid nas lutas. Por outro lado, o combo de Orianna e Noc, da paiN, não estava muito conseguindo ser executado de uma forma boa.
A derrota chegou aos 36 minutos de jogo. O placar foi de 14-8, com 9 abates somente na mão do Yeon e a sua Kai’Sa. A paiN Gaming até chegou a conseguir fazer a alma do dragão, mas isso não foi o suficiente. Toda a vantagem conquistada pela Team Liquid foi notória, fazendo com que eles estivessem na frente de ouro e nível.
Segundo jogo e a paiN deixando a vitória escapar
Por fim, chegamos no segundo e derradeiro jogo. A paiN já começou mostrando uma mudança, indo para o lado azul, dando prioridade na primeira escolha. Os banimentos foram adaptados, com a equipe brasileira banindo Ziggs, Jax e Kai’Sa. Enquanto que, pela Liquid, vimos o Yone, Lucian e Aurora saindo. O que deixou tudo muito estranho foi a prioridade da paiN em cima do Nocturne, escolhendo ele na primeira escolha.
A partida foi um pouco melhor para a paiN Gaming. Eles conseguiram fazer um jogo mais controlado, conseguindo bons abates e uma fase de rotas mais sólida. Contudo, ao longo das lutas, vimos como a Liquid estava conseguindo dominar o terreno. Eles podiam lutar as lutas erradas, mas sabiam como executar e abatiam os seus alvos rapidamente.
Por fim, aos 29 minutos de jogo, a paiN Gaming viu a sua derrota chegando, com uma Neeko atingindo o TitaN, tirando ele da luta. O placar terminou a favor da paiN Gaming, que conseguiu 16 abates, contra 15 da Liquid. Por conta disso, a nossa representante já está voltando para casa, dando adeus a competição. A Team Liquid segue viva, com um placar de 1-2.
Mesmo com a derrota, a campanha da paiN Gaming foi algo grandioso! Depois de 8 anos de espera, eles finalmente conseguiram ir para a Fase Principal do Worlds. Além disso, todos os seus oponentes foram adversários do mais alto nível. A G2 Esports domina do cenário europeu, a T1 é a maior campeã mundial e a Team Liquid é uma equipe que apenas perdeu a grande final da LCS, mas que havia dominado a liga. No fim, mesmo com a saída acontecendo de uma forma triste, a jornada da equipe foi algo memorável, que deve ser exaltado.
Quer ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos eSports? Na Stellae Gaming, você encontra as últimas notícias, análises exclusivas e muito mais. Não perca nada — acompanhe nosso site e siga nossas redes sociais para se manter sempre atualizado!