Comitê Olímpico Internacional busca aumentar seu engajamento com público jovem, comunidades de games e trazer a festividade e espírito de unidade presente nos jogos olímpicos para o cenário de esports.
A história do cenário competitivo de jogos eletrônicos está sendo escrita na nossa frente! O Comitê Olímpico Internacional (COI), em sua 142ª sessão, decidiu pela criação dos Jogos Olímpicos de Esports. A primeira edição acontecerá em 2025 no Reino da Arábia Saudita em parceria com o Comitê Nacional Olímpico (CNO) da Arábia Saudita por 12 anos.
No dia 23 de julho, três dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, aconteceu a 142ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional. A sessão acontece ordinariamente uma vez por ano com a reunião geral dos membros do COI em que são feitas decisões finais acerca dos temas e questões envolvendo esportes e competições olímpicas.
No primeiro dia da 142ª Sessão do COI, contando com o apoio unânime da Comissão Executiva do COI, foi discutido e aprovado a criação dos Jogos Olímpicos de Esports (Olympic Esports Games). O presidente do COI, Thomas Bach, acredita que, junto com a revolução digital, uma nova era está chegando para o cenário olímpico:
“Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação feita na Sessão do COI pela criação dos Jogos Olímpicos de Esports, estamos acompanhando a onda da revolução digital. A comunidade de esports, representada pela Comissão de Esports, se engajou entusiasmante com essa iniciativa. Essa é uma grande prova da atratividade da marca das Olimpíadas e o valor que ela carrega entre os jovens. O CNO da Arábia Saudita trará uma grande – senão, única – experiência no cenário de esports para este projeto. Esta parceria é baseada no Estatuto Olímpico e nos Valores Olímpicos.”
David Lappartient, representante da Comissão de Esports do COI, diz no início de sua apresentação que a discussão acerca dos jogos olímpicos e jogos eletrônicos começou no ano de 2018, trazendo a união da comunidade de esports e o movimento olímpico pela primeira vez na história.
“Nosso objetivo principal é encorajar a convergência dos esportes eletrônicos e aprofundar o engajamento com a comunidade de jogadores de videogames. E é focado na meta de aproveitar a crescente popularidade dos esportes eletrônicos para promover o movimento olímpico, os valores olímpicos, as participações nos esportes e a criar relações com a juventude.”
Em 2021, o COI organizou a primeira “Olympic Virtual Series” contando com mais de 250 mil participantes. Com o sucesso do primeiro evento, em 2023, foi realizado pelo COI, em parceria com o CNO de Singapura, a criação da “Olympic Esports Series” onde foram feitas qualificatórias on-line para os jogos e as finais aconteceram presencialmente.
David Lappartient enumera os três principais objetivos para a criação dos Jogos Olímpicos de Esportes, sendo eles:
Prover uma nova forma de engajamento com uma audiência global, e promover os Valores Olímpicos;
Alcançar as apaixonadas comunidades on-line onde elas estão [no ambiente digital];
Aproveitar a tecnologia e inovação para desenvolver e promover os esports.
Procurando trazer o melhor dos esportes tradicionais e e-sports, interligando-se com a importânica do levantamento de pautas sociais, os Jogos Olímpicos de Esports terá a promoção da igualdade de gênero como alvo de relevância em sua execução. Na primeira edição dos jogos, retratar mulheres de referência nos esports, incentivar a existência de times de gênero misto, promover a inclusividade e ir em direção a uma representatividade igualitária serão temas cruciais em sua elaboração.
S.A.R Princess Reema Bandar Al-Saud, membra executiva do Comitê Olímpico e Paraolímpico da Arábia Saudita e do COI, trabalha desde 2016 pela inclusão de mulheres nos esportes na Arábia Saudita e ressalta:
“A igualdade está no centro da Visão 2030 [da Arábia Saudita] […]. E nós buscamos prover uma sociedade vibrante que é capaz de oferecer novas oportunidades para todos. Nossas mulheres e meninas são parte fundamental disto.”
Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Stellae Gaming nas redes sociais para não perder as principais notícias no mundo do e-sports!