Esports nas Olimpíadas?! – Comitê Internacional aprova criação de Jogos Olímpicos de Esports para 2025 na Arábia Saudita

Comitê Olímpico Internacional busca aumentar seu engajamento com público jovem, comunidades de games e trazer a festividade e espírito de unidade presente nos jogos olímpicos para o cenário de esports.
Reprodução: IOC/Greg Martin

A história do cenário competitivo de jogos eletrônicos está sendo escrita na nossa frente! O Comitê Olímpico Internacional (COI), em sua 142ª sessão, decidiu pela criação dos Jogos Olímpicos de Esports. A primeira edição acontecerá em 2025 no Reino da Arábia Saudita em parceria com o Comitê Nacional Olímpico (CNO) da Arábia Saudita por 12 anos.

No dia 23 de julho, três dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, aconteceu a 142ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional. A sessão acontece ordinariamente uma vez por ano com a reunião geral dos membros do COI em que são feitas decisões finais acerca dos temas e questões envolvendo esportes e competições olímpicas.

No primeiro dia da 142ª Sessão do COI, contando com o apoio unânime da Comissão Executiva do COI, foi discutido e aprovado a criação dos Jogos Olímpicos de Esports (Olympic Esports Games). O presidente do COI, Thomas Bach, acredita que, junto com a revolução digital, uma nova era está chegando para o cenário olímpico:

“Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação feita na Sessão do COI pela criação dos Jogos Olímpicos de Esports, estamos acompanhando a onda da revolução digital. A comunidade de esports, representada pela Comissão de Esports, se engajou entusiasmante com essa iniciativa. Essa é uma grande prova da atratividade da marca das Olimpíadas e o valor que ela carrega entre os jovens. O CNO da Arábia Saudita trará uma grande – senão, única – experiência no cenário de esports para este projeto. Esta parceria é baseada no Estatuto Olímpico e nos Valores Olímpicos.”

David Lappartient, representante da Comissão de Esports do COI, diz no início de sua apresentação que a discussão acerca dos jogos olímpicos e jogos eletrônicos começou no ano de 2018, trazendo a união da comunidade de esports e o movimento olímpico pela primeira vez na história.

“Nosso objetivo principal é encorajar a convergência dos esportes eletrônicos e aprofundar o engajamento com a comunidade de jogadores de videogames. E é focado na meta de aproveitar a crescente popularidade dos esportes eletrônicos para promover o movimento olímpico, os valores olímpicos, as participações nos esportes e a criar relações com a juventude.”

Em 2021, o COI organizou a primeira “Olympic Virtual Series” contando com mais de 250 mil participantes. Com o sucesso do primeiro evento, em 2023, foi realizado pelo COI, em parceria com o CNO de Singapura, a criação da “Olympic Esports Series” onde foram feitas qualificatórias on-line para os jogos e as finais aconteceram presencialmente.

David Lappartient enumera os três principais objetivos para a criação dos Jogos Olímpicos de Esportes, sendo eles:

  1. Prover uma nova forma de engajamento com uma audiência global, e promover os Valores Olímpicos;

  2. Alcançar as apaixonadas comunidades on-line onde elas estão [no ambiente digital];

  3. Aproveitar a tecnologia e inovação para desenvolver e promover os esports.

Procurando trazer o melhor dos esportes tradicionais e e-sports, interligando-se com a importânica do levantamento de pautas sociais, os Jogos Olímpicos de Esports terá a promoção da igualdade de gênero como alvo de relevância em sua execução. Na primeira edição dos jogos, retratar mulheres de referência nos esports, incentivar a existência de times de gênero misto, promover a inclusividade e ir em direção a uma representatividade igualitária serão temas cruciais em sua elaboração.

S.A.R Princess Reema Bandar Al-Saud, membra executiva do Comitê Olímpico  e Paraolímpico da Arábia Saudita e do COI, trabalha desde 2016 pela inclusão de mulheres nos esportes na Arábia Saudita e ressalta:

“A igualdade está no centro da Visão 2030 [da Arábia Saudita] […]. E nós buscamos prover uma sociedade vibrante que é capaz de oferecer novas oportunidades para todos. Nossas mulheres e meninas são parte fundamental disto.”

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Stellae Gaming nas redes sociais para não perder as principais notícias no mundo do e-sports!

João Fallange

Zeno

POSITION

Entry

AGE

18 Years old

Renan Siduoski

Yankz

POSITION

INFLUENCER

AGE

21 Years old

Luiz Trindade

panda

Victor Junqueira

BLD

POSITION

EMBAIXADOR

AGE

32 Years old

Carlos Felipe

TOOUG

Gustavo Sousa​

Kinsanek

POSITION

INFLUENCER

AGE

19 Years old

João Victor

Jxwd

POSITION

INFLUENCER

AGE

19 Years old

Michel Palermo

mito

Marcelo Marques

SONO

POSITION

EMBASSADOR

AGE

19 Years old

Renan Siduoski

Siduzord

POSITION

MANAGER

AGE

24 Years old

Vinicius Augusto

Souza

POSITION

SUPPORT

AGE

22 Years old

Gabriel Derneka

Derneka

POSITION

INITIATOR

AGE

21 Years old

Jonatas da Silveira

JOW

POSITION

FLEX

AGE

19 Years old

Gabriel Pause

TURNDZ

POSITION

SUPPORT

AGE

21 Years old

Kawan Hique

KWN

POSITION

INITIATOR

AGE

18 Years old

Geovanny Fracaroli

DUELIST

POSITION

DUELIST

AGE

19 Years old

Cristopher Pastorio

Kring

POSITION

FLEX

AGE

21 Years old

David Sardenberg

Davizão

POSITION

CONTROLLER

AGE

19 Years old

Raphael Natale

Natale

POSITION

SENTINEL

AGE

19 Years old

Gustavo Lima

Oniquisz

Andley Chagas

Froggie

POSITION

ASSISTENT COACH

AGE

23 Years old

Gabriel Moura

moura

POSITION

COACH

AGE

27 Years old

Guilherme Mariano

Guuih

Eduardo Soeiro​

Xenom

POSITION

CONTROLLER

AGE

21 Years old

Joshua Brunelli

PXS

POSITION

DUELIST

AGE

22Years old

Nicholas La Torre

Nicksz

POSITION

FLEX

AGE

20 Years old

Renan Siduoski

Siduzord

POSITION

INITIATOR

AGE

21 Years old

Renan Siduoski

Siduzord

POSITION

INITIATOR

AGE

25 Years old