Conheça os jogadores que se aposentaram do cenário competitivo de League of Legends e decidiram voltar para os stages
O cenário competitivo de League of Legends (LoL) revelou já diversos jogadores brasileiros que se destacaram no famoso MOBA da Riot Games. Alguns jogadores já optaram pela aposentadoria, alguns continuam em sua carreira como jogadores e há outros que se aposentaram mas não conseguiram ficar longe do calor da competição. Aqui mostraram alguns nomes de jogadores que se aposentaram do LoL, porém, decidiram voltar recentemente para o stage.
BrTT
Um dos maiores nomes do cenário brasileiro, o atirador, Felipe “brTT” Gonçalves, anunciou sua aposentadoria do cenário competitivo de LoL após conquistar a categoria de Craque da Galera no Prêmio CBLOL 2021. Presente no CBLOL desde sua criação em 2012, o anúncio de brTT pegou a comunidade do cenário de surpresa na época em que foi feita a divulgação.
No entanto, o jogador e influenciador manteve a esperança de seus fãs e admiradores ao fazer uma postagem no X (antigo Twitter) com a frase, “Eu vou voltar, eu prometo”, ainda em 2021.
Parado, até então, desde o 2° split do CBLOL de 2021, em 2024, após Leonardo “Robo” Souza, top laner da LOUD, ter ultrapassado o top laner em número de títulos, brTT apareceu nas redes sociais que estaria livre para propostas.
“Vi muita gente achando que é brincadeira, mas não é. Eu quero voltar e já estou analisando algumas propostas”, escreveu brTT em um comentário sobre uma publicação na qual fez o anúncio.
Vi mt gente achando que é brincadeira, mas não é, eu quero voltar e já estou analisando algumas propostas ✌🏽 https://t.co/XbN7xMn605
— Felipe Gonçalves (@brttOficial) April 22, 2024
Para sua volta aos palcos competitivos, brTT fechou contrato com a Los Grandes em maio de 2024 e tem contrato ativo até novembro de 2025. Infelizmente, indo contra a expectativa da comunidade com a grande volta do atirador, a Los Grandes terminou em 10° e último lugar no 2° split do CBLOL de 2024. brTT escolheu a organização para fazer um trabalho de longo prazo e poder passar sua experiência para a nova geração de jogadores brasileiros, dessa forma, ainda podemos esperar ver bastante a atuação do jogador no cenário competitivo.
Shini
O caçador, Diogo “Shini” Rogê Moreira, começou sua carreira de no LoL em 2013 pela AceZone e-Sports e seguiu no cenário competitivo até 2021, quando anunciou sua saída da INTZ e, consequentemente, seu afastamento do cenário como jogador por tempo indeterminado. Na época, o jogador e streamer disse que já pensava sobre essa pausa porque vinha perdendo o interesse em competir, chegando ao ponto de ele precisar deste tempo para ver se a vontade “genuína” de competição reacende.
Após a saída da INTZ, shini passou os anos de 2021 e 2022 focando na sua atuação como streamer, sem nenhuma aparição de vontade a atuar como jogador. No início de 2023, shini entra para a coach staff da FURIA como positional coach, porém, saí da organização ainda no mesmo ano em maio. Dando fim a sua tentativa de atuar como staff, shini volta à INTZ em janeiro de 2024 só que agora como streamer pela organização. Em maio, ele deixa a INTZ e no mesmo mês fecha contrato com o FLUXO, agora, novamente na posição de jogador, dando fim a sua aposentadoria. O FLUXO teve um desempenho consideravelmente bom no início do 2° split do CBLOL após a entrada de shini, indo para os playoffs do campeonato e terminando em 5° lugar no placar geral de times.
Tockers
Assim como shini, Gabriel “tockers” Claumann começou sua carreira de jogador no cenário competitivo de LoL brasileiro em 2013 pela Afterall Gaming. Passando por times como INTZ, Red Canids, Vivo Keyd e Liberty, o mid laner decidiu se aposentar como jogador em 2019, porém, voltou agora na coaching staff como Strategic Coach pela Liberty, último time que havia jogado. Em 2020, Tockers saiu do cargo de staff e decidiu se aposentar integralmente do cenário competitivo de esports. Entre os anos de 2020 e 2023, Tockers focou na sua atuação de streamer e criador de conteúdo.
No início de 2024, Tockers voltou como jogador, saindo de sua aposentadoria, após ser chamado por Gustavo “Baiano” para integrar o time do CBLOL Academy do Ilha das Lendas. O mid laner voltou para sua posição para jogar no Qualifier do Academy e, apesar de ter saído da equipe no mesmo ano, Tockers continuou ativo no competitivo de LoL após ser convidado como caster convidado nas transmissões oficiais do CBLOL durante o 1° split de 2024.
Sacy
Gustavo “Sacy” Rossi, mais conhecido por sua atuação no cenário competitivo de VALORANT, se aposentou primeiro do LoL antes da sua aposentadoria do FPS também da Riot Games.
Em 2013, Sacy iniciou sua carreira de jogador profissional no LoL. Passando por MAD Gaming, Big Gods, INTZ Red e logo depois, RED Canids, Sacy construiu sete anos de carreira já pelo “lolzinho”. No final de 2020, o então atirador decide sair da RED Canids, se aposentar do LoL e seguir novos caminhos como jogador profissional de esports.
VALORANT foi lançado em junho de 2020 e não demorou muito para Sacy migrar para o novo jogo. Começando a jogar em torneios menores, Sacy passou a ser um dos melhores jogadores brasileiros e construiu uma grande carreira nacional e internacional. O jogador detém dois títulos internacionais de VALORANT, sendo eles um Champions em 2022 pela LOUD e um Masters em 2024 pela Sentinels.
Em setembro de 2024, Sacy anunciou sua aposentadoria do cenário competitivo de VALORANT e continuará como streamer e influenciador da Sentinels, organização norte-americana a qual jogava até se aposentar.
Route
Poucos sabem, mas o atual atirador da LOUD, Moon “Route” Geom-su, já se aposentou do competitivo do LoL. Route, considerado por muitos já uma lenda no CBLOL, teve uma jornada marcada por altos e baixos. Antes de brilhar no cenário brasileiro, ele enfrentou tempos difíceis na Coreia do Sul, onde atuou pela Jin-Air Green Wings na LCK 2019. No 2º split daquele ano, Route participou de um dos piores desempenhos já registrados na história da liga, com sua equipe terminando a temporada com um desastroso 0-18. O 1º split não foi muito melhor, encerrando com um frustrante 1-17, um período difícil que culminou na aposentadoria temporária de Route no 1º split de 2021.
Contudo, sua carreira teve uma virada extraordinária quando ele ingressou na LOUD no 2º split de 2022. Route rapidamente se adaptou ao cenário brasileiro e fez história ao se tornar o primeiro ADC importado a vencer o CBLOL, consolidando sua reputação como um dos melhores atiradores a passar pela liga. Sua trajetória de ascensão continuou quando, no MSI 2023, Route realizou o primeiro pentakill de um jogador do CBLOL em um torneio internacional da Riot. Esse feito o colocou em destaque global e reforçou seu status como um dos principais nomes da região.
Route continua como atirador da LOUD e, apesar das incertezas que envolvem a line up da equipe após a saída de Park “Croc” Jong-hoon, ele deixou sua marca na história do CBLOL como um dos grandes imports que passaram pelo campeonato.
Gostou do conteúdo? Quer ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos eSports? Na Stellae Gaming, você encontra as últimas notícias, análises exclusivas e muito mais. Não perca nada — acompanhe nosso site e siga nossas redes sociais para se manter sempre atualizado!