Esports serão incluídos como modalidade olímpica em 2025 com a criação de seus próprios jogos
Os jogos olímpicos e paralímpicos de 2024 acabaram, porém, para os esports, eles estarão apenas começando. O Comitê Olímpico Internacional (COI), em sua 142ª sessão, decidiu pela criação dos Jogos Olímpicos de Esports. A primeira edição acontecerá em 2025 no Reino da Arábia Saudita em parceria com o Comitê Nacional Olímpico (CNO) da Arábia Saudita por 12 anos.
Quais jogos serão jogados nas Olímpiadas de Esports de 2025?
Com a revolução digital e uma nova era do entendimento do que se classifica como esporte, o cenário olímpico também busca inovar. O propósito dos Jogos Olímpicos de Esports é de diminuir a distância que existe entre os jogos tradicionais e os jogos eletrônicos trazendo uma gama de jogos virtuais e videogames em um evento dentro dos parâmetros olímpicos. Essa iniciativa busca aproveitar a crescente popularidade dos esportes eletrônicos para promover o movimento olímpico, os valores olímpicos e a criar relações com a juventude.
Jogos que podem aparecer na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Esports são os que estavam presentes no Olympic Esports Series 2023 em Singapura, como:
Baseball: WBSC eBaseball Power Pros
Ciclismo: Zwift
Dança: Just Dance
Motorsport: Gran Turismo 7
Taekwondo: Virtual Taekwondo
Tênis: Tennis Class
Tiro com arco: Tic Tac Bow
Vela: Virtual Regatta
Xadrez: Chess.com
Quais jogos novos podem aparecer?
Essa lista pode ser expandida no futuro caso o COI considere adicionar uma maior diversidade de jogos para atrair seus públicos específicos. Jogos que poderiam ser adicionados nas olímpiadas de esports são:
FIFA
iRacing
League of Legends
NBA2K
Rocket League (já teve partidas de exibição do jogo em Singapura 2023)
Street Fighter
Tekken
Jogos que não vão aparecer
Jogos FPS (First Person Shooter) não estarão presente nos Jogos Olímpicos de Esports em geral. O motivo dessa exclusão se dá pela preocupação do COI com o conteúdo violento presente nesse estilo de jogo e que eles não se alinham com os valores olímpicos de promover a paz pelos esportes. Dessa forma, jogos como Call of Duty, Counter-Strike 2, VALORANT provavalemnte não estarão presente nos Jogos Olímpicos de Esports de 2025.
Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Stellae Gaming nas redes sociais para não perder as principais notícias no mundo do esports!