Mudanças grandes estão por vir para o novo ano competitivo do R6. Confira todos os detalhes por aqui!
Durante a final do BLAST R6 Major Montreal, tivemos um anúncio de como será o novo ano competitivo do Rainbow Six Siege. Além de um novo calendário, tivemos o retorno do R6 Share, com o seu programa de parceiros e afiliados. Então, confira todas as informações completas por aqui! Iremos listar todas elas e explicar um pouco das polêmicas envolvidas.
Um novo calendário para 2025
No início de 2024, a Ubisoft havia mostrado uma prévia de como seria o novo ano competitivo. Agora, isso foi passado com muitos mais detalhes e informações. Depois do encerramento oficial da temporada, com o Six Invitational, teremos um offseason, que vai acontecer entre Março e Abril. Enquanto que em Maio, teremos o grande evento da offseason, que foi nomeado de ‘Reload’. Esse novo campeonato vai ter a sua primeira edição no Brasil.
Em seguida, em Junho, teremos o início das ligas regionais, com uma pausa em Agosto. Muitos acreditam que esse intervalo será por conta do Esports World Cup – evento que acontece nesta mesma época. Durante os meses de Setembro e Outubro, teremos a segunda parte das ligas regionais. Até que,enfim, retorna o Major de R6, acontecendo em Novembro.
Ou seja, apenas um Major acontecendo no ano de 2025. Mesmo com o ‘Reload’ e o evento em Agosto, a falta de mais um Major acaba impactando bastante no calendário. De acordo com o artigo feito pela Ubisoft:
“Esta estrutura atualizada fornece aos jogadores tempo para descansar e recarregar as energias, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades para que as equipes de Tier 2 entrem no cenário competitivo. Além disso, estamos trabalhando em melhorias para nossos programas de Tier 3 e de base, com mais detalhes a serem compartilhados em breve.”
A nova Liga Global Simplificada
Outra grande novidade foram as novas ligas globais. A nova estrutura visa criar 4 regiões, que vão abrigar as ligas de todo o mundo. Cada região representa uma parte do mundo, abrigando os times referentes àquela região. Elas são as seguintes:
EML (Europa, MENA e Turquia): Uma liga recém-unificada que reúne equipes da Europa, MENA e Turquia.
SAL (Liga da América do Sul): Mesclando o Brasil e a América Latina do Sul em uma liga única e coesa.
NAL (Liga da América do Norte): Integrando a América do Norte, América Central, Equador e Colômbia, para uma estrutura mais competitiva.
APL (Liga da Ásia-Pacífico): Apresentando três subdivisões — APAC Norte, composta pela Coreia e Japão juntos; Ásia, abrangendo a área do Sudeste e Sul da Ásia; Oceania, a combinação da Austrália, Nova Zelândia e Polinésia.
Conhecendo as novas ligas regionais
Por conta da criação das regiões citadas logo acima, o formato das ligas regionais foram repensados. Confira os detalhes logo abaixo:
A EML, SAL e NAL contarão cada uma com 10 equipes competindo em um formato round-robin seguido por um playoff de 6 equipes por turno. No final do Turno 2, as 4 melhores equipes serão qualificadas para o Major. E em dezembro, as classificações combinadas da Fase 1 e da Fase 2 estabelecerão as 6 equipes que chegarão a cada final regional, onde competirão pelo título de campeã regional.
Na APL, a competição foi dividida em três subdivisões: APAC Norte, Ásia e Oceania. Essas subdivisões jogarão em seu próprio formato familiar de uma fase de grupos online e playoffs para encontrar os melhores times de sua divisão. Para a Fase 2, os melhores times de cada subdivisão lutarão em um LAN Major Qualifier para garantir que o melhor da APAC represente a região no Major de novembro. Além disso, os 2 melhores de cada subdivisão também irão se classificar para as Finais Regionais da APL, onde 6 times vão competir pela coroa do melhor time da APAC.
Mudanças no Programa R6 Share
Em 2025 teremos o retorno do programa R6 Share. Além da sua volta, a Ubisoft também confirmou algumas mudanças, que acabaram gerando algumas polêmicas. Em um processo seletivo, tivemos a seleção de 20 times que vão participar do programa. Até o momento, soubemos de 18 nomes, sendo que os dois restantes serão apresentados no Six Invitational 2025, em Boston. Destes 18 times, apenas quatro são brasileiros, são eles: FURIA, Fluxo, FaZe Clan e Team Liquid. Boa parte da polêmica ficou em cima dessa seleção, sendo mais preciso pela falta da w7m esports.
A organização vem faturando diversos títulos, mesmo com o pouco investimento. Depois de perder a sua line lendária, a organização se provou capaz de montar outro elenco forte. Os brasileiros conseguiram vencer o Major Montreal, ficaram em segundo lugar no EWC e ainda assim não foram selecionados. Em sua rede social, a w7m fez a seguinte postagem:
Nosso pronunciamento oficial sobre o R6 Share e as organizações beneficiadas pelo programa #GoBulls🤘
— w7m esports (@w7mesports) November 17, 2024
🇧🇷 A W7M Esports surgiu por uma paixão dos games. Mas antes de termos uma paixão, entendemos que qualquer empresa tem que se sustentar, sobreviver e ter compromisso. Compromisso… pic.twitter.com/6jiZdfatt7
Programa de Afiliados
Além da volta do R6 Share, teremos um novo programa, que é o de afiliados. Serão 5 equipes de cada região, com exceção do APAC, que são 8 times. As equipes não precisam passar por um processo seletivo. Por outro lado, os afiliados irão entrar automaticamente no programa assim que eles conseguirem se qualificar para a sua liga.
De acordo com a Ubisoft:
“O programa de Afiliados garante que as equipes fora do Programa de Parceiros também se beneficiem do compartilhamento de receita. Por meio de uma porcentagem das vendas de seus pacotes de equipes profissionais, as equipes Parceiras contribuirão para o fundo que garantirá a força e a estabilidade das ligas ao redor do mundo.
A Ubisoft contribuirá de forma semelhante com uma porcentagem de todas as vendas de Pacotes de Esports para este fundo, do qual todas as equipes afiliadas receberão uma parte igual para dar suporte às suas operações.”
Reload, o novo campeonato do Rainbow Six
Por fim, tivemos mais informações sobre o novo campeonato Kickoff, o Reload. Acontecendo em Maio, vamos ter mais um torneio acontecendo no Brasil. Este evento vai contar com as 20 equipes do programa de parceiros. Isso vai ser como uma forma de dar início a temporada competitiva e apresentar os times para os fãs do R6.
Ainda não foi revelado demais informações, como o formato, premiação e os demais detalhes. Apenas foi dito que tudo vai ser dito durante o Six Invitational 2025. Contudo, ainda temos mais uma novidade, o novo caminho para o SI:
Serão ao todo 20 vagas, que vão ser distribuídas ao longo de todo o ano. Ou seja, ao invés de contar apenas com a pontuação global, teremos outras formas das equipes conseguirem se classificar. Elas são:
Qualificação direta (9 equipes):
- Vencer o Major (1 equipe)
- Vencer as finais regionais (4 equipes)
- Vencer as eliminatórias da última chance do SI (4 equipes)
Qualificação de pontos do SI (11 equipes): 11 equipes vão se classificar com base nos pontos acumulados durante o Estágio 1, Estágio 2, o Major e as finais regionais.
Quer ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos eSports? Na Stellae Gaming, você encontra as últimas notícias, análises exclusivas e muito mais. Não perca nada — acompanhe nosso site e siga nossas redes sociais para se manter sempre atualizado!