O VCT está chegando e 2025 pode ser o grande ano do Brasil. Todas as competições se iniciam muito em breve. Porém, se você está ainda perdido, se liga aqui em todos os detalhes!
A temporada competitiva de VALORANT está chegando com tudo para o ano de 2025. Todas as regiões do VCT vão voltar logo em janeiro, para o Kickoff. Lembrando que esse ano teremos quatro times representando o nosso país – LOUD, FURIA, MIBR e 2GAME. Fora que temos dois jogadores no EMEA – Less na Vitality e Saadhak na Karmine Corp. Então, já prepara a sua agenda e anote as datas dos campeonatos.
Um breve resumo das equipes para o ano de 2025
O ano de 2024 foi bem triste para as equipes brasileiras. Todas as nossas 3 representantes não conseguiram bons resultados, o que deixou a nossa situação delicada. Com isso, todas as equipes fizeram mudanças, trazendo novos jogadores. Isso sem falar da 2GAME, que é o novo time do Américas, vindo pelo Ascension 2024.
Na LOUD tivemos o adeus de duas peças importantes. Tanto o Less, como o Saadhak deixaram a equipe, indo para a região do EMEA. Por conta disso, muitas dúvidas ficaram em cima da Verduxa, que iria precisar achar dois jogadores talentosos, para brilhar junto dos demais. Enfim, depois de uma tensa janela de transferências, eles fecharam com o dgzin e v1nNy. Com isso, o elenco da LOUD em 2025 é: dgzin (duelista), cauanzin (iniciador), tuyz (sentinela), pANcada (controlador) e v1nNy (IGL).
A FURIA foi um dos times que mais surpreendeu na janela. Depois de um início de ano complicado, cheio de incertezas e erros, a equipe fez uma mudança drástica. No terceiro e último split, eles resolveram chamar o xand e o nzr, onde acabaram tendo um bom resultado. Com isso, muitos imaginavam que a equipe iria permanecer a mesma.
Contudo, fomos surpreendidos por mudanças. Eles anunciaram a saída do xand e o nzr, tendo o raafa e o heat, como os novos jogadores. Então, surpreendendo a todos, eles se provaram uma equipe forte, principalmente depois de vencer o Tixinha Invitational. O time agora é composto por: khalil (controlador), mwzera (iniciador), havoc (duelista), heat (sentinela) e raafa (IGL).
O MIBR foi um time repleto de reviravoltas durante a janela de transferências. A princípio, a equipe iria manter o elenco, apenas buscando um novo jogador, para ficar no lugar do palla. Entretanto, tudo mudou quando o aspas ficou disponível no mercado. A equipe resolveu mudar toda a sua base, montando uma composição de acordo com as novas necessidades. Enfim, eles fecharam com o seguinte time: aspas (duelista), artzin (iniciador), cortezia (sentinela), xenom (controlador) e nzr (IGL).
Por fim, a 2GAME foi um dos times que menos precisou fazer mudanças. Depois de vencer o Ascension e fazer os brasileiros se emocionarem, eles começaram a resolver os detalhes do time. Um dos seus jogadores, o spike, não tinha idade suficiente para jogar o VCT Américas. Por conta disso, eles chamaram o gobera para a equipe, mas mantendo o spike como um substituto de luxo.
Calendário do VCT 2025
O VCT Kickoff vai começar em meados de janeiro, como falamos anteriormente. Todos os campeonatos estão sincronizados, para que o calendário fique ajustado com os internacionais. Segue as datas de início e os primeiros confrontos:
VCT Américas (16/01)
- Evil Geniuses x LOUD – 16/01 às 19h
- MIBR x 100 Thieves – 16/01 às 22h
- 2GAME x FURIA – 17/01 às 19h
- NRG x Cloud9 – 17/01 às 22h
VCT EMEA (15/01)
- BBL x GIANTX – 15/01 às 14h
- Karmine x NaVi – 15/01 às 17h
- Team Liquid x KOI – 16/01 às 14h
- Apeks x Gentle Mates – 16/01 às 17h
VCT Pacifico (18/01)
- BOOM Esports x T1 – 18/01 às 05h
- ZETA x Nongshim – 18/01 às 07h
- Global x Team Secret – 19/01 às 05h
- DFM x RRQ – 19/01 às 07h
VCT China (11/01)
- Xi Lai Gaming x Wolves – 11/01 às 09h
- TYLOO x Titan – 11/01 às 05h
- JDG x Dragon Ranger Gaming – 12/01 às 05h
- All Gamers x Nova Esports – 12/01 às 09h
Datas dos campeonatos internacionais
O VALORANT segue na mesma estrutura de internacionais. Em 2025 teremos um ano muito movimentado no mundo dos esports. No VALORANT, vamos ter dois Masters e um Champions, mudando apenas o sistema de pontos para classificação.
Masters Bangkok – 20/02 a 02/03
Serão 8 times participantes, sendo dois de cada região (1º e 2º lugar). Formato inicial sendo o suíço, classificando as 4 melhores equipes para os playoffs. Fase final no sistema de dupla eliminação. Todos os jogos serão melhor de três mapas, exceto na final da chave inferior e grande final, que serão MD5.
Masters Toronto – 07/06 a 22/07
Durante o Masters Toronto, teremos 12 equipes, com 3 de cada região. Ainda teremos o formato suíço, mas eles terão apenas 8 times (2º e 3º lugar). Os times que vencerem o VCT da sua região vão se classificar direto para os playoffs, que será uma chave de dupla eliminação. Assim como o Masters Bangkok, teremos o mesmo sistema de MD3 e MD5.
VALORANT Champions Paris – 12/09 a 05/10
Ainda não temos muitas notícias do formato do Champions. Apenas sabemos que são 4 times de cada região, sendo os finalistas da última temporada do VCT e os dois times que mais possuem pontos. Dessa forma, teremos 16 equipes disputando o título de campeão mundial.
Quer ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos eSports? Na Stellae Gaming, você encontra as últimas notícias, análises exclusivas e muito mais. Não perca nada — acompanhe nosso site e siga nossas redes sociais para se manter sempre atualizado!