VALORANT: Notícias da semana (02/09 – 08/09)

Leo Faria: rumores de reavaliação de equipes e comentários sobre polêmica dos computadores do VCT

Foto: Riot Games

Líder-global do VALORANT, popular FPS (First Person Shooter) da Riot Games, Leo Faria, desmentiu rumores sobre reavaliações de equipes do circuito VCT na terça-feira (3). De acordo o insider Tanmay, MIBR, Global Esports e outras frentes, teriam passado por um processo para manter a vaga na franquia.

Leo Faria, pelas redes sociais, confirmou que as publicações de Tanmay são falsas e que as equipes serão avaliadas pela Riot para o ciclo que se inicia em 2027:

“A especulação de que estamos reavaliando alguns times parceiros do circuito VCT é falsa. Fazemos uma revisão de performance de cada equipe ao final de cada temporada e vamos reavaliar todos os times parceiros no novo ciclo de parceria no ciclo que se inicia em 2027“, diz Faria.

Sobre a polêmica dos computadores usados no VCT (VALORANT Champions Tour) e ligas internacionais, Leo Faria se posiciona em publicação no Reddit sobre.

“Olá a todos, para esclarecer um pouco por aqui – os setups que usamos nos últimos anos é bom o suficiente para rodar o VALORANT, mas, realmente, eles estão chegando ao fim de sua vida útil. Então os pros tem um ponto sobre. Nossa atualização global segue um cronograma e a próxima ocorrerá agora em outubro. Aconteceria de qualquer forma. Não estou dizendo isso para negar nenhum dos comentários de Tyson, o feedback dos pros pode nos dar um empurrão e eu agradeço por eles nos responsabilizar.”

Durante o VCT 2024, várias reclamações dos jogadores sobre a qualidade dos computadores usados da liga surgiram. A reclamação mais popular e que mais alcançou o público foi a de Tyson “TenZ” Ngo, atual jogador da equipe norte-americana Sentinels, que falou sobre os equipamentos em uma de suas livestreams. 

FSHL é anunciado como novo coach da TBS GC

Foto: Bruno Alvares/Riot Games

A Team Brave Soldiers (TBS) anunciou, na segunda-feira (2), a contratação do treinador Bernardo “FLSH” Veloso. FLSH já passou pela LOUD em 2023 e estava na frente do Team Liquid até maio deste ano. 

[𝗩𝗔𝗟𝗢𝗥𝗔𝗡𝗧 𝗜𝗡𝗖𝗟𝗨𝗦𝗜𝗩𝗢]

E o primeiro anuncio da bluebuleta chegou brava torcida!

O homem mais rápido do cenário acabar de chegar depois de passar por Central City, seja bem-vindo @flshgg.bsky.social ⚡

Desejamos todo sucesso junto da nossa equipe.

#GOTBS ⚔ #WEAREBRAVER
𝐍𝐮𝐧𝐜𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐚𝐫, 𝐍𝐮𝐧𝐜𝐚 𝐬𝐞 𝐫𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫

[image or embed]

— TBS Esports ⚔ (@tbsesportsof.bsky.social) Sep 2, 2024 at 15:37

A TBS continua sua participação no Game Changers Brasil 2024 depois de chegar duas vezes no “quase” de jogar presencialmente na LAN. Embora a equipe tenha se destacado nas qualificatórias, ela ficou perto de avançar para a fase principal. A TBS decidiu expandir sua comissão técnica para o restante da temporada. Além do novo reforço FLSH, a equipe continuará com o treinador Paulo “Hsam” Henrique no comando.

Lukzera será general manager da FURIA e deixa comissão técnica em 2025

Foto: Tina Jo/Riot Games

Após anunciar o fim de sua carreira como jogador profissional de VALORANT, Lucas “lukzera” Soares reforçou a comissão técnica da FURIA e trabalhou ao lado de Pedro “Koy” Pulig em 2024. Agora em 2025, deixará seu cargo de assistente técnico para assumir nova função na organização brasileira.

A informação sobre a mudança de função de Lukzera foi divulgada pelo canal do Telegram do insider Noyn e apurada pela Game Arena.

De acordo com a confirmação pela Game Arena, Lukzera será o novo general manager do elenco de VALORANT da FURIA. O ex-treinador assumirá as decisões da organização diante de contratações, mudanças no elenco e mais.

DrewSpark não continuará na comissão técnica da Sentinels em 2025

Foto: Riot Games

Drew “DrewSpark” Spark-Whitworth, presente na comissão técnica da Sentinels desde 2022, deixa a organização. O escocês anunciou nas redes sociais sua saída da equipe e que não há a possibilidade de renovação.

Após altos e baixos desde sua entrada na organização norte-americana, DrewSpark presenciou diversas mudanças na comissão técnica e line up de jogadores da Sentinels. Em 2024, com a chegada do capitão Mohamed “johnqt” Amine Ouarid, a Sentinels se colocou como um dos principais times das Américas e conquistou os títulos do VCT Kickoff Americas e o VALORANT Masters Madrid em 2024. No Champions Seoul 2024 a equipe terminou a campanha na 4ª colocação.

cauanzin na FURIA ou MIBR?

Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games

Segundo o insider Noyn em sua comunidade do Telegram, foi divulgado na segunda-feira (2) que a FURIA e MIBR teriam interesse em contratar Cauan “cauanzin” Pereira, da LOUD, para a temporada de 2025. O iniciador tem contrato com a LOUD até o fim do ano de 2025 e já tem outras equipes de olho para uma possível contratação.

Até o momento, LOUD, MIBR e FURIA não se pronunciaram pelas declarações nas publicações de Noyn e os rumores da comunidade.

NAVI liberou ardiis e SUYGTSU para ouvir propostas de outros times

Foto: Riot Games

Ardis “ardiis” Svarenieks anunciou na terça-feira (3), seu status de free agent restrito da Natus Vincere. Estando na organização desde o final de 2023, ardiis e seus colegas de equipe não apresentaram desempenho suficiente para colocar o time em uma posição significante em sua região, terminando o Stage 1 e 2 do VCT EMEA 2024 entre a quinta e sexta colocação.

“Estou faminto para jogar, vamos construir uma dinastia tijolo por tijolo. Estou free agent restrito e aberto para as regiões EMEA e China”, divulgou ardiis em sua conta no X (antigo Twitter).

O anúncio também é feito por Dmitry “SUYGETSU” Ilyushin, um dos principais sentinelas do EMEA, que não está nos planos da organização para 2025. O russo ainda possui contrato com a equipe ucraniana, porém, pode sair da organização sem ser cobrado multa por meio de acordo.

Pontus “Zyppan” Eek, colega de time de ardiis, também fez anúncio semelhante de entrar como free agent restrito em 30 de agosto.

“Olá, pessoal! Ainda estou sob contrato com a Navi, mas fui permitido explorar outras opções como um free agent restrito. Estou aberto para qualquer posição e região”, diz Zyppan também em sua conta no X.

Até o momento, somente Kyrylo “ANGE1” Karasov e Andrei “Shao” Kiprskii permanecem ativos na Natus Vincere.

Mazino foi liberado pela Leviatán para explorar novas opções

Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games

Mazino revelou no X (antigo Twitter) na terça-feira (3) que está aberto a ouvir propostas, porém não descarta renovação com Leviatán para 2025.

Depois de passar duas temporadas no time argentino Leviatán, Roberto “Mazino” Rivas anunciou que está aberto para explorar novas opções em outros times. Ele revelou que seu contrato com a organização está para acabar, no entanto, ainda se encontra em posição de free agent restrito.

“Meu contrato com a Leviatán está chegando ao fim logo e, mesmo que estamos pensando em uma renovação, também fui permitido explorar todas as minhas opções como free agent restrito”, disse Mazino.

Mazino e Leviatán tiveram um ano de 2024 proveitoso com sucesso. Levantando o primeiro troféu da organização no VCT: Americas Stage 2 e terminando a campanha do Champions Seoul 2024 em terceiro lugar, Mazino teve bons resultados durante a temporada.

“Estou aberto para qualquer região e darei o meu melhor para vencer”, ele disse.

khalil renova com a FURIA até o fim de 2026

Foto: Riot Games

khalil confirmou em entrevista ao portal VSpace que continuará no time de VALORANT da FURIA e renovou seu contrato até o ano de 2026 podendo ir para o quinto ano consecutivo na organização.

O jogador de 20 anos está na organização brasileira desde 2021 e, apesar de ter passado por problemas de desempenho no início da última temporada e a quase contratação do pANcada, hoje jogador da LOUD, para sua posição, khalil mostrou-se resiliente e apresentou melhora de desempenho no fim da temporada.

Agora khalil, mwzera e nzr têm contrato com a FURIA até o ano de 2026. Os outros jogadores do time, havoc e xand, possuem vínculo com a organização até 2025.

Sacy não permanecerá na Sentinels a partir de 2025

Foto: Riot Games

Gustavo Henrique “Sacy” Rossi da Silva, depois de 2 anos na organização norte-americana, não continuará na Sentinels em 2025. Segundo apuração pelo portal VSpace, o jogador brasileiro não renovará o contrato com o time e estará free agent no mercado de VALORANT.

Ainda não se sabe de qual lado saiu a decisão da não renovação do contrato, pelo Sacy ou pela própria Sentinels.

Estando na organização norte-americana desde 2020, Sacy e Sentinels passaram por altos e baixos durante as temporadas, mas apresentaram resultados proveitosos em 2024 ganhando o 1° lugar no VCT 2024: Masters Madrid e chegando à 4° colocação no Champions Seoul.

NRG anuncia saída de crashies

Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games

Na terça-feira (3), a NRG anunciou que Austin “crashies” Roberts está de saída do time de VALORANT da organização. O contrato do iniciador norte-americano se encerrará no final de 2024 e o jogador ficará free agent no mercado.

“crashies foi liberado para explorar suas opções e está livre no mercado (sem multa). Essa decisão permite que ele considere outras oportunidades no VCT. Vamos continuar trabalhando com ele de perto na off-season enquanto nosso planejamento progride”, disse a NRG em publicação.

crashies entrou na NRG Esports no final de 2022 como parte do elenco da OpTic Gaming. Na temporada de 2022, o time foi ganhador do VCT 2022: Stage 1 Masters – Reykjavík e mostrou resultados expressivos estando entre o segundo e terceiro lugar durante todos os outros campeonatos da temporada. Em 2023 e 2024 os resultados da equipe norte-americana nos VCTs decaíram, fazendo com que a NRG tivesse uma baixa performance nos campeonatos regionais das temporadas e ficando fora de todos os torneios internacionais em 2024.

Saadhak está fora na LOUD e fica Free Agent

Foto: Divulgação/LOUD

Campeão do VALORANT Champions 2022 com a LOUD, Matias “Saadhak” Delipetro, anunciou na quinta-feira (5) que está procurando jogar por outras organizações tendo “99% de certeza que vai sair” do seu atual time. Depois de três anos da organização brasileira, LOUD anuncia nas redes sociais a saída do IGL e a antecipação do fim de seu contrato para 2024. O contrato de Saadhak com a LOUD ia até o ano de 2025, porém, em comum acordo, a mudança da data foi feita e o jogador está livre para explorar propostas de outros times e regiões.
Durante live, Saadhak respondeu fãs sobre sua saída da LOUD e seu futuro no cenário competitivo:

“Eu cheguei a um acordo com a LOUD e um deles foi sobre explorar ofertas para a próxima temporada. Isso significa que é 99% de certeza que eu vou sair. Eu mostrei para vocês. Dei algumas pistas, dicas, que não estaria mais na LOUD no próximo ano”, disse o jogador.

Capitão da LOUD em 2022, 2023 e 2024, Saadhak diz que é fiel a organização brasileira e não em interesse em jogar em outra organização no Brasil:

“Não tenho interesse em ir para outras organizações brasileiras porque realmente minha fidelidade está na LOUD. Eu sentiria como se estivesse traindo todo mundo. Sim, ambas as organizações me procuraram, mas realmente não tenho interesse nesse momento”, afirmou Saadhak.

As duas organizações brasileira a qual o jogador se refere em sua fala é a FURIA e MIBR.

aspas apresenta chances de sair da Leviatán ao demonstrar insatisfação interna com organização

Foto: Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games

Segundo apuração pelo portal VSpace, o atual principal duelista do competitivo de VALORANT, Erick “aspas” Santos, estaria insatisfeito e incomodado com postura interna da organização argentina e pode não permacener na equipe mesmo tendo contrato até o final de 2025. O jogador brasileiro deve começar a avaliar o mercado para uma possível mudança precoce de time antes do fim de seu contrato.

Os rumores flutuam sobre qual seria o motivo de insatisfação de aspas e o posicionamento da Leviatán sobre o assunto. De acordo com a reportagem do VSpace sobre o assunto, o motivo seria pelo jogador não ter sido procurado para opinar sobre o planejamento do time para 2025, no entanto, a organização afirma que procurou aspas para participar em praticamente todas as decisões e sempre buscam satisfazer o jogador estrela do elenco.

O futuro de aspas é incerto mesmo tendo contrato com a Leviatán até o final de 2025. Ainda há a chance dele continuar na organização argentina, porém ela é baixa.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Stellae Gaming nas redes sociais para não perder as principais notícias no mundo do e-sports!

João Fallange

Zeno

POSITION

Entry

AGE

18 Years old

Renan Siduoski

Yankz

POSITION

INFLUENCER

AGE

21 Years old

Luiz Trindade

panda

Victor Junqueira

BLD

POSITION

EMBAIXADOR

AGE

32 Years old

Carlos Felipe

TOOUG

Gustavo Sousa​

Kinsanek

POSITION

INFLUENCER

AGE

19 Years old

João Victor

Jxwd

POSITION

INFLUENCER

AGE

19 Years old

Michel Palermo

mito

Marcelo Marques

SONO

POSITION

EMBASSADOR

AGE

19 Years old

Renan Siduoski

Siduzord

POSITION

MANAGER

AGE

24 Years old

Vinicius Augusto

Souza

POSITION

SUPPORT

AGE

22 Years old

Gabriel Derneka

Derneka

POSITION

INITIATOR

AGE

21 Years old

Jonatas da Silveira

JOW

POSITION

FLEX

AGE

19 Years old

Gabriel Pause

TURNDZ

POSITION

SUPPORT

AGE

21 Years old

Kawan Hique

KWN

POSITION

INITIATOR

AGE

18 Years old

Geovanny Fracaroli

DUELIST

POSITION

DUELIST

AGE

19 Years old

Cristopher Pastorio

Kring

POSITION

FLEX

AGE

21 Years old

David Sardenberg

Davizão

POSITION

CONTROLLER

AGE

19 Years old

Raphael Natale

Natale

POSITION

SENTINEL

AGE

19 Years old

Gustavo Lima

Oniquisz

Andley Chagas

Froggie

POSITION

ASSISTENT COACH

AGE

23 Years old

Gabriel Moura

moura

POSITION

COACH

AGE

27 Years old

Guilherme Mariano

Guuih

Eduardo Soeiro​

Xenom

POSITION

CONTROLLER

AGE

21 Years old

Joshua Brunelli

PXS

POSITION

DUELIST

AGE

22Years old

Nicholas La Torre

Nicksz

POSITION

FLEX

AGE

20 Years old

Renan Siduoski

Siduzord

POSITION

INITIATOR

AGE

21 Years old

Renan Siduoski

Siduzord

POSITION

INITIATOR

AGE

25 Years old